Colocar foto em moldura utilizando o PhotoScape

Pra baixar este programa clique no link a seguir PhotoScape.

A explicação abaixo é para a versão em inglês. Se o seu já está em português será ainda mais fácil.

1- Abrindo o PhotoScape, vá em Editor. (clique nas imagens para ampliar)

2- Procure e clique na pasta onde estão suas fotos, e dê 2 cliques na foto desejada. Ela abrirá na região central do programa.

3- Clique em "Object" e em seguida na paisagem e selecione "Photo...", procure a pasta onde você salvou a moldura em PNG e clique 2 vezes sobre a escolhida.

             3 

Na janelinha que aparece, dê apenas OK.

Caso o buraco da moldura onde a foto deve aparecer esteja fechado.. branco... dê uma olhada na página Dúvidas Freqüentes.

4- Arraste e redimensione a moldura sobre a foto, para o melhor encaixe. Clique em cima da moldura para selecionar e aumente-a pelos cantos (pelas quinas, onde tem os quadradinhos) para não deformar. Se você aumentar pelos lados ela perderá seu formato original.

Se a foto se encaixar perfeitamente na moldura, totalmente escondida, sem nenhuma sobra, pule para a etapa 6.

5- Se a foto estiver maior que a moldura, vamos cortar as sobras, para deixar no tamanho certo da moldura. Em "Crop", clique com o botão direito do mouse em cima da moldura para selecioná-la. Aparecerá uma telinha, mas ignore-a, não clique nela! Para que ela suma, sem tirar essa seleção da moldura, clique, com o botão esquerdo do mouse mesmo, em cima da moldura. Em seguida clique no botão "Crop". Se depois disso a moldura sair do lugar, volte a ajeitá-la sobre a foto.

6- Volte em "Object" e clique em "Photo+Objects" e OK na mensagem que aparece, para juntar a foto e a moldura, em uma só imagem.

               6 

7- Só falta salvar. Para isso tecle "Control+S" em seu teclado ou vá em "Menu > Save", dá no mesmo. Na janela que aparece selecione "Save As" para poder escolher a pasta e o nome de sua montagem.

                     

 

Para colocar 2 fotos ou mais você pode tentar de duas formas:

1- Primeiro corte todas as suas fotos que serão utilizadas em (veja na moldura o formato que deve ficar, qual o formato do espaço pra foto).

Selecione a área da foto que deve aparecer e clique em "Crop" e salve com outro nome em "Save As" pra não estragar a original.

Abra uma delas e da mesma forma que você puxa uma moldura em "object" agora você vai puxar a outra foto que será utilizada na montagem. Se tiver mais fotos pode pegar agora também, uma de cada vez pelo "object". Elas vão ficar sobrepostas mesmo.

Como você já sabe qual moldura vai utilizar já pode ir ajeitando-as mais ou menos na posição certa, pois agora você vai puxar a moldura, que ficará por cima de tudo.

Fico torto? É só ir ajeitando... com o mouse arraste a moldura pro lado, ajeite as fotos, volte com a moldura... até que fique do seu gosto.

Ainda pode-se trazer uma imagem pra frente ou pra trás clicando com o direito do mouse (Front=frente; Back=trás) e redimensioná-las, normalmente.

Tá pronto? Então é só juntar "photo+object" e salvar, como já foi explicado.

Como este método e o próximo são apenas quebra-galho pode não ficar perfeito ou não dar certo mesmo. O ideal mesmo é utiliza o Photoshop ou qualquer outro bom editor de imagens. O PhotoScape é apenas um programa de montagem.

 

2- Podemos tentar de outro jeito, saindo do "Editor" e indo para o "Batch Editor" (Editor em lotes) pra juntar.

Lá você vai abrir a primeira foto que você já cortou. Na lateral esquerda tem HOME, FILTER e OBJECT, vá em "Objetc", selecione "Photo 1" e escolha a segunda foto que foi cortada.

Em "Photo 2" a terceira foto...

Em "Photo 4" deve ser aberta a moldura.

Agora é só ajeitar de forma que todas apareçam. Caso fique sobras da foto pra fora da moldura, salve em "Config. Save", lá embaixo do lado direito, abra no "Editor" de novo e em Crop recorte sua montagem.

 


Ficou alguma dúvida? Visite a página "Dúvidas Frequentes"